Como escolher um template para WordPress

O WordPress é o CMS mais popular do mercado, com uma fatia de market share de quase 59% entre os CMS’s utilizados. O desenvolvimento de templates para a plataforma também segue esse ritmo acelerado. São vários templates disponíveis para diversos gostos e necessidades. O problema é que essas opções nem sempre são desenvolvidas cuidadosamente.

Se o desenvolvedor do template não tomar cuidado na hora de desenvolve-lo pode acabar trazendo problemas para quem o utiliza. Algumas dificuldades incluem a impossibilidade de atualização a partir do tema, problemas de compatibilidade para mudar de template, potenciais vulnerabilidades de segurança e dificuldades para customizar o template. Também é interessante mencionar a baixa visibilidade aos motores de busca que alguns templates podem proporcionar.

Para garantir a escolha correta de um template para WordPress, funcional, seguro e bonito, verifique as seguintes características ao selecioná-lo:

Responsividade

Para escolher um template, você precisa saber se ele é totalmente amigável à dispositivos móveis. Hoje, os dispositivos moveis superaram o acesso a internet em relação ao computador, com isso o Google adotou essa característica (responsividade) como um dos critérios para o seu algoritmo de ranqueamento de buscas. Mesmo que a documentação do template informe que template é responsivo, faça um teste junto à ferramentas mobile e certifique-se sobre isto. Esta verificação garante que seu site estará funcionando corretamente em dispositivos móveis e também que ele proporcionará uma navegação mais agradável aos usuários que utilizam uma tela pequena.

Customização

Procure templates que possua opções de personalização facilitada. Existem alguns templates que proporcionam menus robustos de customização para templates com isso você pode deixar o site da forma que deseja facilmente.

Documentação

A maioria dos designers adicionam documentação ao template, fornecendo um guia de instalação e configuração muito útil. Escolha um template com documentação completa ou que possua vídeos que fornecem um passo-a-passo de como instalar e configurar seu template.

Otimização para as buscas

O HTML5 oferece elementos semânticos que ajudam os motores de busca a “compreenderem” seu site: head, main, nav, article, section, footer e outros inúmeros elementos. Estes são excelentes para os motores de busca, pois através destes elementos os motores de buscas indentificarão o conteúdo, dando uma ordem de importância para eles, assim, um texto contido no rodapé não ganhará a mesma atenção do que se encontra no main, article ou section. Por isso recomendamos que o template escolhido seja feito utilizando HTML5 devido a isto é importante sempre verificar a documentação de seu template.

Framework

Os desenvolvedores podem utilizar para construir o template algum framework como Bootstrap, Foundation ou Skeletonm, para expandir a capacidade de desenvolvimento. Isso é muito bom, pois há templates com frameworks que incluem bibliotecas de short code, uma muitos widgets, funções personalizadas, bibliotecas de scripts, e outras capacidades.

Com isso sempre é bom utilizar templates de fontes confiáveis, dê preferencia aos templates disponíveis no repositório do WordPress, dessa forma fica mais fácil entrar em contato com o desenvolvedor responsável pelo template, e você pode contar com o apoio da comunidade WordPress para sanar algumas dúvidas ou problemas que template que tenha escolhido possa apresentar. É sempre bom também verificar as avaliações e reviews do template! Um template popular e com bons reviews é uma boa indicação para você escolhe-lo.

Compartilhe este post

Sem Comentários

     

Deixe um comentário